MERCADO DOS EVENTOS

29-09-2013 23:10

O sector de organização de eventos encontra-se em constante mutação. Se até há algum tempo atrás as empresas faziam eventos porque lhes trazia visibilidade e prestígio, hoje em dia, face à menor disponibilidade de verbas, estes são reduzidos, sendo que existe a preferência pela qualidade em 

detrimento da quantidade de eventos realizados. A gama de serviços que uma empresa de organização de eventos pode prestar é muito diversificada, destacando-se os seguintes: 

 

- Organização de seminários, workshops, congressos e conferências; 

- Lançamento de produtos; 

- Inaugurações; 

- Reuniões e cocktails; 

- Acções de team building; 

- Concertos; 

- Festas privadas (casamentos, baptizados, aniversários e outras); 

- Provas desportivas; 

- Entre outros. 

 

 Muitas vezes são agregados serviços de bufet, decoração, segurança, limpeza, estacionamento, serviços de vídeo, fotografia, som, iluminação, vídeo em circuito fechado de TV, entre outros. Tudo dependerá do volume de investimento disponível. 

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem demonstrado capacidades para estar na linha da frente na organização de mega-eventos, como por exemplo o Euro 2004 ou a Expo 98. Mas são os eventos de dimensão Inferior que fazem parte do portefólio da grande maioria de empresas a operar no ramo e que deverão ser consideradas por quem decide iniciar-se nesta tipologia de negócio. 

No mercado português as empresas têm vindo desenvolver todo o tipo de actividades, com especial destaque para o lançamento e promoção de produtos, a organização de conferências e congressos e as acções de team building, cada vez mais em voga, enquanto forma das empresas valorizarem 

os seus recursos humanos. 

O mercado de clientes destas empresas é muito diversificado. Deste modo, haverá clientes que procuram serviços de organizações de festas sociais (por exemplo casamentos), mas também clientes de uma outra dimensão cujo objectivo seja apoio na organização de eventos de grande envergadura, tal como concertos ou exposições, eventualmente até a nível internacional. 

Cada vez mais os clientes pretendem um atendimento individualizado, valorizando as empresas que se empenham em desenvolver soluções criativas e personalizadas, de acordo com as sus motivações. Os projectos tenderão a ser cada vez mais inovadores e arrojados, contando com a dedicação e o profissionalismo das empresas, que só assim estarão aptas a conquistar mais clientes. 

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